I) Segmento de Clientes


Explicação do Livro (Bussines Model Generation)

Perguntas Chave.
Ø  Publico Alvo
Ø   Para quem estamos criando valor?
Ø   Quais são as características deste(s) segmento(s)?
Ø   Quem são os nossos potenciais clientes

  Exemplos:
                      Mercado em massa
                      Mercado Específicos
                      Mercado Segmentados
                      Mercado Diversificado.


Os clientes são o coração de qualquer Empresa. 
Sem clientes, nenhuma empresa pode sobreviver
 por muito tempo. Para melhor satisfazer os clientes, 
uma empresa pode agrupá-los em segmentos 
distintos, com necessidades comuns, comportamentos
 comuns, ou outros atributos. 

Um modelo de negócios pode definir um ou vários Segmentos
de clientes, grandes ou pequenos. 
Uma organização deve fazer uma decisão consciente sobre quais
segmentos a servir e que segmentos deve ignorar.
Uma vez que esta decisão é tomada, um modelo de negócio pode
ser cuidadosamente projetado em torno de um forte entendimento
de especificações do cliente e suas necessidades.

Grupos de clientes representam segmentos distintos:
• Se as suas necessidades requerem e justificam 
ofertas diferentes.
• Se eles são alcançados através de Canais de Distribuição diferentes.
 Se eles exigem diferentes tipos de relacionamentos.
• Se eles estão dispostos a pagar por aspectos diferentes da oferta.
Existem vários tipos diferentes de segmentos de clientes.
Aqui estão alguns exemplos:

Mercado de massa
Modelos de negócios focada em mercados.
As proposições de valor, Canais de Distribuição, e relacionamentos
com os clientes, entendemos que atendemos a um grande grupo de
 clientes com problemas e necessidades muito semelhantes.
Este tipo de modelo de negócios é frequentemente encontrado nos
produtos eletrônicos de consumo. Exemplo: Setor de Eletroeletrônicos.

Mercado Específicos.
Modelos de negócios visando atender nichos de mercado ,
especializados em um segmentos particulares de clientes. 
As preposições de Valor (Produtos), os canais de distribuição e de 
relacionamentos de clientes são todos adaptados às necessidades
específicas de um nicho de mercado. Tais modelos de negócios são 
frequentemente encontrados em relações fornecedor-comprador. 
Por exemplo, fabricantes de peças de automóveis eles dependem
fortemente das compras dos grandes fabricantes de automóveis.

Marcado Segmentado.
Alguns modelos de negócios devem fazer distinção entre segmentos
 que possuem diferentes necessidades e problemas.
Um exemplo pratico seria Precision Micro Systems,
especializada na prestação de Terceirizados design de micromecânica e
soluções de manufatura. A mesma empresa atende a três segmentos
de clientes diferentes: indústria de relógios, a indústria médica, 
e o industrial no setor e automação, com diferentes necessidades tanto
 na proposta de valores, canais de distribuição e econômicos.

Mercado Diversificado
Uma organização com um numero de clientes diversificados atende
dois segmentos de clientes não relacionadas com necessidades muito
diferentes. Por exemplo, Amazon.com em 2006 decidiu diversificar sua
Varejo de negócios com a venda de "cloud computing" serviços: online
espaço de armazenamento sobre demanda (on-demand) uso do servidor.
 Assim ele começou a restauração de um cliente totalmente
diferentes segmento de Web-empresas e consumidores finais. 


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3 comentários:

  1. UMA DÚVIA? QUAL SERIA O SEGUIMENTO DO CLIENTE PARA UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA?

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  2. Ótimo, relata a importância de investir corretamente no público específico.

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