II) Preposição de Valores



Explicação do Livro (Bussines Model Generation)


                 Neste Bloco se descreve o conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmente de mercado especifico.
A proposta de valor é o fator que faz que um cliente escolha entre uma e outra empresa. sua finalidade é solucionar um problema o satisfazer uma necessidade do cliente. As propostas de valor são um conjunto de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades de um segmento de mercado determinado. Neste sentido, a proposta de valor constitui uma serie de vantagens que uma empresa oferece a los clientes. 
                 Algumas propostas de valor podem ser inovadoras e outras podem ser parecidas a ofertas já existentes incluindo alguma característica o atributo adicional.

Perguntas Chaves.

Qual é a nossa proposta de  valor que nós entregamos para o cliente?
Que problemas de nossos clientes estamos ajudando resolver? 
Quais são as necessidades que estamos satisfazendo?
Que pacotes de produtos e serviços que estamos 
oferecendo para cada segmento de clientes?

A Proposta de Valor cria diferenciais para um segmento de clientes através de uma combinação distintos elementos .
 Os Valores podem  ser Quantitativos (Por exemplo, velocidade, preço do serviço) ou Valores Qualitativos (Por exemplo, Design, experiência do cliente).

Faça uma lista não exaustiva dos valores que podem contribuir para
 a criação de diferenciais para o cliente.

Novidades
Algumas proposições de valor satisfazem um conjunto inteiramente novo de necessidades que os clientes já não percebem porque não existia oferta. No caso das Telecomunicações, por exemplo, foi criada toda uma nova indústria em torno das telecomunicações móveis. 

Performance (Desempenho)
Melhorar o desempenho do produto ou serviço tem sido, tradicionalmente, uma maneira comum de criar valor. O setor dos computadores pessoais que contavam tradicionalmente com este fator, trazendo máquinas mais poderosas para o mercado. Mas o avance do desempenho tem seus limites. Nos últimos anos, por exemplo, PCs 
mais rápidos, discos rígidos sistemas gráficos não tem correspondido
no aumento da demanda do cliente.

Personalização
Adequar os produtos e serviços, para as necessidades especificas 
individuais dos clientes tem sido uma boa estratégia na criação de valor. Nos últimos anos, os conceitos de customização em massa e de co-criação por parte dos próprios clientes ganharam importância. Esta abordagem permite a personalização de produtos e serviços, enquanto cria uma economia pensando desde o ponto de vista de desenvolvimentos de produtos e marketing.

Foco no Resultado
Este Valor pode ser criado simplesmente por ajudar um cliente a 
fazer seu trabalho. Rolls-Royce entende isso muito bem: seus clientes, as companhias aéreas confiam inteiramente na Rolls-Royce para a fabricação e manutenção de seus motores a jato. Isso permite que os clientes se concentrem em manter sus companhias aéreas em funcionamento. Em troca, as companhias aéreas pagam a Rolls-Royce uma taxa por cada hora que o motor desempenha seu funcionamento.

Design.
O design é um elemento importante, mas muito difícil medir em questão de resultado. Um produto pode ficar fora por causa de seu “Design”. No mercado de eletrônicos de consumo as indústrias, o design pode ser um diferencial muito importante na proposta de Valor.



Marca / Status
Os clientes podem encontrar valor, no simples ato de usar o exibir uma marca especifica. Por exemplo vestindo um Rolex ou, o publico feminino nas questão de bolsas de preços elevados que demostram riqueza. Na outra extremidade do espectro, skatistas podem usar o mais recente em marcas "Underground" que determinam que eles estão "dentro“ e que pertencem a um determinado grupo social.

Preço
Oferecer um valor similar a um preço menor é uma forma usual de 
satisfazer as necessidades do segmento de clientes sensíveis nos preços. Mas, as proposições de baixo preço têm fortes consequências
no resto de um negócio modelo. Um exemplo são as companhias Aéreas , como o EasyJet, Ryanair projetaram seu negocio para viagens aéreas de baixo custo.

Redução de custos
Ajudar os clientes a reduzir custos é uma importante forma de criar valor. Salesforce.com, por exemplo, vende um aplicativo (CRM) online Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento do Cliente). O qual alivia aos compradores a despesa e dificuldade de ter que comprar, instalar e gerenciar o software desse tipo.

Redução do Risco
Os clientes valorizam a redução dos riscos que incidem na 
compra de produtos ou serviços. Para um comprador de carro usado, uma garantia de serviço de um ano reduze o risco de pós-compra.
Uma garantia de nível de serviço reduz parcialmente o risco assumido por um comprador de serviços terceirizados de TI .

Acessibilidade
Tornar os produtos e serviços disponíveis para os clientes que 
anteriormente não tinham acesso a eles, é outra forma de criar valor. Isto pode vir por meio de, uma inovação no plano de negócios, novas tecnologias, ou uma combinação de ambos. A NetJets, por exemplo, popularizou o conceito de propriedade fracionada de jatos privados. Usando um modelo de negócio inovador, ela oferece a indivíduos e corporações acesso a jatos particulares, um serviço anteriormente inalcançável para a maioria dos clientes. Fundos mútuos fornece mais um exemplo de criação de valor através de maior acessibilidade. Este inovador produto financeiro tornou possível, mesmo para aqueles com uma modesta riqueza construir um investimento diversificado de carteiras.

Conveniência / Usabilidade
Tornar as coisas mais conveniente ou mais fáceis de usar, pode criar u
m valor substancial. Com o iPod e o iTunes, Apple oferece a clientes uma conveniência sem precedentes ao pesquisar, comprar, baixar e ouvir música digital, dominando assim o mercado.

10 comentários:

  1. Muito útil e esclarecedor

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  2. show...esta me ajudando muito!!

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  3. Muito obrigado! Ajudou muito, eu estava completamente equivocado nessa questão de valor.

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  4. Conteúdo muito rico, gratidão 🙏🏾

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  5. Conteúdo show de bola

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  6. Conteúdo muito bom, ajudou muito

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  7. Conteúdo muito importante me ajudou muito amei

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  8. Conteúdo muito importante eu estava muito confusa nessa questão de valores

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  9. Geanice Do Santos Rodrigues18 de maio de 2023 às 02:07

    Ótimo me ajudou bastante

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