Explicação do
Livro (Bussines Model Generation)
Aqui se descreve todos
os custos necessários para o funcionamento do modelo de negócio. A
criação e entrega de valor, manter o relacionamento com os clientes, todos
estes passos tem um custo. Tais custos podem ser calculados de forma
relativamente fácil depois da definição dos recursos-chave,
atividades-chave, e parcerias importantes.
Perguntas Chaves:
Quais são os custos
mais importantes inerentes aos nossos negócios modelo?
Quais são os
recursos-chave mais caros?
Quais são as Atividades-chave mais caras?
Naturalmente, os
custos devem ser minimizados em todas as áreas do modelo de negócio. Mas
estruturas de baixo custo são mais importante para alguns modelos de
negócios do que para outros. Por isso, pode ser
útil para diferenciar entre dois grandes classes de estruturas
empresariais de modelos de custos: Cost-Driven e
Value-Cost (muitos modelos de negócios ficam entre esses dois
extremos):
Cost-Driven
Cost-Driven foca em
modelos de negócios que minimizam o custo sempre que seja possível.
Esta abordagem visa a criação e manutenção da mais baixa estrutura de
custos, usando baixo preço nos seus produtos, máximaautomação e uma ampla
terceirização. As companhias aéreas,
como a Southwest, easyJet, e Ryanair são tipicos casos deste modelo.
Value-Cost
Algumas empresas estão
menos preocupados com o custo no seu modelo de negócios, e focam na criação de
valor. Neste modelo encontramos um alto grau em matéria de serviços, personalização
na suas propostas de valores. Por exemplo, os Hotéis de luxo, com suas luxuosas
instalações e exclusividade de serviços, se enquadram nesta categoria.
As estruturas de
custos pode ter as seguintes características:
Custos fixos
Custos que permanecem
nas mesmas condições , apesar do volume de bens ou serviços
produzidos. Os exemplos incluem os salários, aluguéis, e instalações de
produção física. Algumas empresas, tais como empresas de manufatura, são
caracterizada por uma alta proporção de custos fixos.
Custos variáveis
Custos que variam
proporcionalmente com o volume de bens ou serviços produzidos. Algumas
empresas, como festivais de música, são caracterizados por uma elevada
proporção dos custos variáveis.
Economias de escala
Vantagens de custo que
uma empresa desfruta quando a saída aumenta. Grandes empresas, por exemplo, se
beneficiam quando vendem quantidade a um preço mais baixo e como consequência
traz o aumento de produção.
Economias de Escopo
Vantagens de custo que
uma empresa desfruta devido a um maior âmbito das operações. Numa grande
empresa, por exemplo, com a mesma estrutura de marketing ou Canais de
Distribuição podem atender a uma amplia diversidade de produtos.
ok
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