IX) Custos





Explicação do Livro (Bussines Model Generation)

Aqui se descreve todos os custos necessários para o funcionamento do modelo de negócio. A criação e entrega de valor, manter o relacionamento com os clientes, todos estes passos tem um custo. Tais custos podem ser calculados de forma relativamente fácil depois da definição dos recursos-chave, atividades-chave, e parcerias importantes.

Perguntas Chaves:
Quais são os custos mais importantes inerentes aos nossos negócios modelo? 
Quais são os recursos-chave mais caros? 
Quais são as Atividades-chave mais caras?

Naturalmente, os custos devem ser minimizados em todas as áreas do modelo de negócio. Mas estruturas de baixo custo são mais importante para alguns modelos de negócios do que para outros. Por isso, pode ser útil para diferenciar entre dois grandes classes de estruturas empresariais de modelos de custos: Cost-Driven e Value-Cost (muitos modelos de negócios ficam entre esses dois extremos):

Cost-Driven
Cost-Driven foca em modelos de negócios que minimizam o custo sempre que seja possível. Esta abordagem visa a criação e manutenção da mais baixa estrutura de custos, usando baixo preço nos seus produtos, máximaautomação e uma ampla terceirização. As companhias aéreas, como a Southwest, easyJet, e Ryanair são tipicos casos deste modelo.

Value-Cost
Algumas empresas estão menos preocupados com o custo no seu modelo de negócios, e focam na criação de valor. Neste modelo encontramos um alto grau em matéria de serviços, personalização na suas propostas de valores. Por exemplo, os Hotéis de luxo, com suas luxuosas instalações e exclusividade de serviços, se enquadram nesta categoria.

As estruturas de custos pode ter as seguintes características:

Custos fixos
Custos que permanecem nas mesmas condições , apesar do volume de bens ou serviços produzidos. Os exemplos incluem os salários, aluguéis, e instalações de produção física. Algumas empresas, tais como empresas de manufatura, são caracterizada por uma alta proporção de custos fixos.

Custos variáveis
Custos que variam proporcionalmente com o volume de bens ou serviços produzidos. Algumas empresas, como festivais de música, são caracterizados por uma elevada proporção dos custos variáveis.

Economias de escala
Vantagens de custo que uma empresa desfruta quando a saída aumenta. Grandes empresas, por exemplo, se beneficiam quando vendem quantidade a um preço mais baixo e como consequência traz o aumento de produção.

Economias de Escopo
Vantagens de custo que uma empresa desfruta devido a um maior âmbito das operações. Numa grande empresa, por exemplo, com a mesma estrutura de marketing ou Canais de Distribuição podem atender a uma amplia diversidade de produtos.


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