VI) Recursos Chaves




Explicação do Livro (Bussines Model Generation)

 Todo modelo de negócio exige recursos-chave. Estes recursos permitem que uma empresa crie e ofereça uma proposta de valor, que alcance mercados e mantenha relações com segmentos de clientes. Diferentes Recursos-chave são necessários, dependendo do tipo de modelo de negócio. Por exemplo um fabricante de microchips requer instalações de capital intensivo de produção, enquanto que um designer de microchips se concentra mais em recursos humanos.

Os Recursos-chave podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.
Os Recursos-chave podem ser próprios ou arrendados pela empresa ou adquiridos de parceiros-chaves.

Perguntas Chave
Que Recursos-chaves exigem...
Nossas propostas de valor?
E nossos canais de distribuição? 
Nossos canais de relacionamento com o Cliente? 
Nossas fontes de receita?

Os Recursos-chave podem ser classificados da seguinte forma:

Recursos Físicos
Esta categoria inclui os ativos físicos, tais como instalações fabris, edifícios, veículos, máquinas, sistemas de ponto-de-venda de sistemas, e Redes de Distribuição.  Varejistas como Wal-Mart e Amazon.com dependem fortemente de recursos físicos, que muitas vezes são capital-intensivo. O primeiro tem uma rede mundial enorme de lojas e infraestrutura e logística associada. Este último tem um extenso armazém, TI, e infraestrutura logística.

Recursos Intelectuais
Recursos intelectuais, tais como marcas, propriedade de conhecimento, patentes e direitos autorais, parcerias, e bases de dados dos clientes são c
ada vez mais importante componentes de um modelo de negócio forte. Os recursos Intelectuais são de difícil desenvolvimento mas quando criados oferecem um importante diferencial de valor. O Consumidor de bens de empresas como Nike e Sony dependem fortemente da marca como um recurso fundamental. Microsoft e SAP dependem do software e de sua propriedade intelectual relacionados desenvolvidos ao longo de muitos anos. Qualcomm, um designer é fornecedor de chipsets para dispositivos de banda larga móvel, construiu seu modelo de negócio em torno da patentes de projetos com microchips onde ganham taxas de licenciamento.

Recursos Humanos
Toda empresa necessita de recursos humanos, mas as pessoas são particularmente proeminentes em certos negócios modelos. Por exemplo, recursos humanos são cruciais para setores de conhecimento intensivo e criativo. A farmacêutica empresa como a Novartis, por exemplo, depende fortemente de recursos humanos: Seu modelo de negócio baseia-se num exército de cientistas experientes e uma grande e qualificada equipe de 
vendas.

Recursos Financeiros
Alguns modelos de negócios chamados de recursos financeiros e / ou 
garantias financeiras, tais como dinheiro, Linhas de crédito. Ericsson, fabricante de telecomunicações, fornece um exemplo de alavancagem de recursos financeiros dentro de um modelo de negócio.  Ericsson pode optar por pedir fundos de bancos e mercados de capitais, e usar uma parte dos recursos para financiar um fornecedor de equipamentos, garantindo assim que as ordens são ditadas pela Ericsson, em vez das concorrentes.

13 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho da matéria de Administração cujo tema é empreendedorismo, envolvendo o Canvas. Qual(is) seria(m) o(s) recurso(s) chave(s) de um aplicativo para celular?

    ResponderExcluir
  2. Um aplicativo para celular não é um negócio, ele é apenas o canal para o seu negócio. Para exemplificar:
    Uber - Não é um aplicativo, é uma empresa de trasporte de pessoas que utiliza como um dos canais o aplicativo.
    Snapchat - Rede social que utiliza como canal o aplicativo.
    Pokemon GO - Jogo que utiliza realizade aumentada e o aplicativo é o canal.

    ResponderExcluir
  3. onde é o recurso de um produto natural de cabelo? ajuda eu socrro , me chama no zap 0179923222121 amo vcs, addd no face , mando nudes

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo um trabalho de inglês e preciso usar o modelo do canvas e em seguida fazer um jogo, nisso tudo bem mas não sei oque colocar no meu recuso chaves.vocês podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite ! Tenho um salão que também funciona como loja de vendas de cabelos e outras serviços de colocação de cabelos e fibras.Tenho muita dificuldade de preencher o Canvas eu preciso de ajuda.meu número 71/99617-2704

    ResponderExcluir
  6. Recurso chave de um parque de diversão ?? Me ajudeemm!!! Tenha 24h pra fazer isso mdss nao seiii

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo um trabalho de empreendedorismo e nele pede Business Model Canvas: Proposta de valor, Canais, Parcerias-chave e Recursos-chave.
    Você deve escrever cada parte explicando o que essa empresa fará e como será estruturada para enfrentar este problema. Lembrando que a solução não deve ser unicamente da forma como ela deseja, mas da maneira que entregue um valor agregado para os clientes da empresa.

    ResponderExcluir
  8. Recursos chave para um empreendedor de um restaurante moderno

    ResponderExcluir
  9. qual seria o recurso chave pra quem quer abrir uma empresa de mousses?

    ResponderExcluir
  10. Melhor video para ajudar a preencher o modelo canvas


    https://youtu.be/gTLMz8mz4nQ

    ResponderExcluir
  11. Quais seriam os três recursos chave através do canvas para o empreendedor na area da ginástica laboral?

    ResponderExcluir
  12. Por favor quais seriam os três recursos chave através do canvas para empreendedor na área da tetos Falsos e decisória.

    ResponderExcluir