O livro Business Model Generation


O livro Business Model Generation

Quem escreveu e para Quem?

                    O livro Bussines Model Generation ou gerador de modelos de negócios dos autores Alexander Osterwalder & Yves Pigneur é um guia para visionários, revolucionários e pessoas que desejam desafiar antigos modelos de negocios e querem desenhar empresas do futuro.

O que é um Modelo de Negócios (Definição).

                  Um Modelo de negócios descreve as bases como uma empresa cria, proporciona y capta valor, ou também podemos definir simplesmente como a logica que uma empresa gera receitas (ganha dinheiro).

Modelo de Negocio Canvas.

                 A metodologia do livro se baseia principalmente numa tela, lenço ou Painel denominado CANVAS onde o modelo Canvas é desenhado em nove blocos. Isto permite utilizando uma linguagem simples, visualizar, avaliar e modificar modelos de negócios.





Os Nove Blocos do Modelo (Visual Thinking).
.
            Esta divisão em blocos utiliza o conceito "Visual Thinking" que melhora a percepção e a compreensão de cada um destes módulos por meio da utilização de imagens, isto melhora e muito a assimilação por parte de nosso cérebro dos diferentes blocos. 
Eles são denominados como:

I)    Segmentos de Clientes.
II)   Proposta de Valor.
III) Canais.
IV) Relações com Clientes.
V)  Receitas.
VI) Recursos Chaves.
VII) Atividades Chaves.
VIII) Parcerias Chaves.
IX)  Costos.



Porque Não Utilizar um Plano de Negócios no Startup.

Atualmente com a velocidade nas mudanças mundiais é impossível pensar em fazer um plano de negócios completo de 50 a 100 paginas. O tempo utilizado nesta tarefa nos tira do foco real que deve ser a validação do nosso produto ou serviço que desejamos colocar no mercado. Se bem o plano é abrangente ele é muito estático e pouco pratico dificultando qualquer possibilidade de mudança sendo essencial sobre tudo no inicio do negocio.

Porque utilizar o Modelo Canvas.

              Esta metodologia permite de uma forma muito simples, que todas as pessoas envolvidas  e inclusos os possíveis investidores,  possam enxergar exatamente: O que é nossa empresa , o que faz, para quem o faz e como gera receitas. Outra característica importante é sua interface visual que facilita sua compreensão além de sua flexibilidade que permite sua mudança com extrema facilidade.


A que perguntas básicas responde o Modelo Canvas.


O QUE faz nossa empresa?
Produto ou serviço.
A QUEM esta destinado?
Publico Alvo.

COMO a empresa faz?
Recursos, Atividades Parcerias necessárias.
QUANTO entra e sai da Empresa?
Principais custos e receitas.


Clique Aqui...Para realizar seu modelo Canvas.




Um comentário: