VIII) Parcerias Chaves



Explicação do Livro (Bussines Model Generation)

Neste passo se descreve a rede de fornecedores e parceiros necessárias para nosso modelo de negócios. As Empresas fazem parcerias, por muitas razões, e parcerias estão se tornando uma pedra angular de muitos modelos de negócios. As Empresas criam alianças para otimizar seus modelos de negócios, e reduzir o risco, ou para adquirir recursos.

Podemos distinguir quatro tipos diferentes de parcerias:

1. Alianças estratégicas entre empresas não concorrentes.
2. Competição: parcerias estratégicas entre concorrentes.
3. Joint ventures para desenvolver novos negócios.
4. Relações comprador-fornecedor para garantir confiabilidade 
nos suprimentos.

Perguntas Chaves:


Quais são os nossos principais parceiros?
Quais são os nossos principais fornecedores? 
Os Recursos-chave que estamos adquirindo de parceiros?
Quais são as Principais atividades que os parceiros realizam?

Pode ser útil para distinguir entre três motivações para a criação de parcerias:

Otimização e Economia de Escala
A forma mais básica de parceria é o relacionamento entre 
comprador-fornecedor sendo projetado para otimizar a alocação de recursos e atividades. É ilógico para uma empresa possuir todos os recursos ou realizar qualquer atividade por si só. Otimização e economia de escala são parcerias geralmente formada para reduzir os custos, e muitas vezes envolvem terceirização ou infraestrutura de compartilhamento.

Redução de Risco e Incerteza
Parcerias podem ajudar a reduzir o risco em um ambiente competitivo caracterizado pela incerteza. Não é incomum para os concorrentes formar uma aliança estratégica de um determinado setor enquanto competem com outra 
empresa maior. Blu-ray, por exemplo, é um formato de disco óptico desenvolvido em conjunto por um grupo de empresas lideres mundiais em eletrônicos de consumo, computadores pessoais, e os fabricantes de mídias. O grupo colaborou para trazer a tecnologia Blu-ray ao mercado, mas os membros individualmente serão competidores na venda de seus próprios produtos Blu-ray.

Aquisição de Recursos Especiais e Atividades
Poucas empresas possuem todos os recursos ou realizam todas as suas atividades descritas no seus modelos de negócios. Em vez disso, eles estendem as suas próprias capacidades , recorrem a outras empresas para fornecer recursos especiais ou realizar determinadas atividades. Essas parcerias podem ser motivadadas por necessidades de adquirir conhecimento, licenças ou acesso aos clientes. O fabricante de telefones celulares, por exemplo, pode licenciar um sistema operacional para seu aparelhos ao invés de desenvolver um sistema próprio. Uma asseguradora pode optar por confiar em corretores independentes para vender, em vez de desenvolver a sua própria força de vendas.


6 comentários:

  1. apenas um errinho de portugues
    motivadadas

    ResponderExcluir
  2. O que o método propõe de simplicidades o livro demonstra complicação e dificuldade de expressar. Muitos, quero dizer muitissimos trechos do livro são feitos de frases desconexas que no fim acabam sem sentido. Acredito que a tradução tenha pecado e googleniado na tradução. Não conseguiram abrasileirar os textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, agradeço o seu comentario, na epoca não tinha nada de material sobre este livro, peço desculpas pelo excesso de erros. Não tive mais tempo para ficar corrigindo. Por favor envie o link do material que o senhor desenvolveu para ajudar o pessoal. Um Abraço

      Excluir
  3. Para reclamar tem muita gente, para ajudar são poucos, è o que mais vimos no dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. Tá me ajudando muito

    ResponderExcluir