Explicação do
Livro (Bussines Model Generation)
Neste passo
descrevemos as Receitas que representa o dinheiro que uma empresa gera de
cada segmento de mercado (os custos devem ser subtraídos das
receitas para criar ganhos) Se os clientes compreendem
o coração de um modelo
de negócio, o fluxo de caixa são suas artérias.
A empresa deve se
perguntar:
Que valor cada
segmento de clientes verdadeiramente esta disposto a pagar? Respondendo a
esta questão permite ver a possibilidade de geração de receita de
cada segmento de clientes. Cada receita pode ter mecanismos de preços
diferentes, como lista de preços fixa, negociação, leilão, mercado de volume,
negociação ou (Yield Management).
Um modelo de negócio pode envolver dois tipos diferente de fluxos de receitas:
1. Receitas de transações resultantes dos pagamentos on-time do cliente.
2. Receitas recorrentes resultantes dos pagamentos em curso, entrega do produto para os clientes ou fornecer pós-venda, suporte ao cliente.
Perguntas Chaves.
Que valor os nossos clientes realmente dispostos a pagar?
Por que é que eles pagam atualmente? Como que eles estão atualmente pagando?
2. Receitas recorrentes resultantes dos pagamentos em curso, entrega do produto para os clientes ou fornecer pós-venda, suporte ao cliente.
Perguntas Chaves.
Que valor os nossos clientes realmente dispostos a pagar?
Por que é que eles pagam atualmente? Como que eles estão atualmente pagando?
Como é que eles preferem pagar?
Existem várias maneiras para gerar fontes de receita:
Venda de ativos
O fluxo de receitas mais amplamente compreendida deriva da venda de direitos de propriedade de um produto físico. Amazon.com vende livros, música, eletrônica de consumo, e muito mais online. Fiat vende automóveis, que compradores são livres para dirigir, revender, ou mesmo destruir.
Taxa de Utilização
Esta receita é gerada pelo uso de um serviço particular. Quanto mais um serviço é usado, mais o cliente paga. Por exemplo uma operadora de telecomunicações cobra do cliente por minutos gastos no telefone.
Esta receita é gerada pelo uso de um serviço particular. Quanto mais um serviço é usado, mais o cliente paga. Por exemplo uma operadora de telecomunicações cobra do cliente por minutos gastos no telefone.
Um hotel cobra dos
clientes por o número de noites que a habitação esteve ocupada.
Taxas de Inscrição
Esta receita é gerada com a venda contínua de acesso a um serviço. Um ginásio vende aos seus membros assinaturas mensais ou anuais, em troca de acesso às instalações de seu estabelecimento. World of Warcraft Online, um jogo de computador baseado na Web, permite aos usuários desempenhar o seu jogo online em troca de uma assinatura mensal. Nokia Comes With Music dá aos usuários acesso a uma biblioteca de música por meio de uma assinatura.
Esta receita é gerada com a venda contínua de acesso a um serviço. Um ginásio vende aos seus membros assinaturas mensais ou anuais, em troca de acesso às instalações de seu estabelecimento. World of Warcraft Online, um jogo de computador baseado na Web, permite aos usuários desempenhar o seu jogo online em troca de uma assinatura mensal. Nokia Comes With Music dá aos usuários acesso a uma biblioteca de música por meio de uma assinatura.
Empréstimos / Renting / Leasing
Esta receita é criada temporariamente concedendo a alguém o direito exclusivo de utilizar um determinado ativo por um período fixo em troca de uma taxa. Para o credor, este oferece a vantagem de receitas recorrentes. Locatários ou arrendatários, por outro lado, aproveitam os benefícios dos gastos incorridos com apenas um tempo limitado, em vez de arcar com os custos totais de propriedade. Zipcar.com fornece uma boa ilustração. A empresa permite aos clientes alugar carros por hora em cidades norte-americanas. Serviço Zipcar.com tem levado muitas pessoas a decidir alugar ao invés de comprar seus automóveis.
Licenciamento
Esta receita é gerada por dar aos clientes permissão do uso de propriedade intelectual protegidas na troca de taxas de licenciamento. O licenciamento permite que os titulares dos direitos, gerem receitas a partir da sua patente sem ter que fabricar um produto ou comercializar um serviço. Licenciamento é comum na indústria de mídia, onde os proprietários de conteúdo retém direitos autorais ao vender licenças de
Esta receita é gerada por dar aos clientes permissão do uso de propriedade intelectual protegidas na troca de taxas de licenciamento. O licenciamento permite que os titulares dos direitos, gerem receitas a partir da sua patente sem ter que fabricar um produto ou comercializar um serviço. Licenciamento é comum na indústria de mídia, onde os proprietários de conteúdo retém direitos autorais ao vender licenças de
uso a terceiros.
Taxas de Corretagem
Esse fluxo de receita deriva da intermediação de serviços prestados em nome de duas ou mais partes. Fornecedores do cartão de crédito, por exemplo, ganham receitas tomando uma percentagem do valor de cada venda entre as operações executadas entre os comerciantes de cartão de crédito e clientes. Corretores e agentes imobiliários ganham uma comissão cada vez que correspondem com sucesso um comprador e o vendedor.
Publicidade
Esta Receita resulta de taxas de publicidade de um determinado produto, serviço ou marca. Tradicionalmente, a indústria de mídia e organizadores do evento se basearam fortemente sobre a receita de publicidade. Nos últimos anos outros sectores, incluindo software e serviços, já atuam ativamente neste tipo de ingresso de receita.
Cada fluxo de receita pode ter diferentes mecanismos de preços. O tipo de mecanismo de preços escolhido pode fazer uma grande diferença em termos de receitas geradas. Existem dois principais tipos de mecanismo de preços: Preço Fixo e preços dinâmicos.
Preço Fixos
Preços pré-definidos são baseados em variáveis estáticas:
Preços pré-definidos são baseados em variáveis estáticas:
- Lista de preços :
Preço
fixo para os produtos individuais, serviços, ou de outras propostas de valor.
-Dependente da Característica do produto:
O
preço depende do numero ou da qualidade das características do
produto.
-Dependente do Segmento de Clientes:
O Preço
depende do tipo e as características do segmentos de clientes.
-Dependente do Volume:
O preço depende em função da quantidade comprada.
Preços Dinâmicos.
Os preços variam com
base nas condições de mercado:
- Negociação:
O preço
é negociado entre dois ou mais parceiros dependendo poder de negociação e / ou
suas habilidades.
- Yield Management :
Depende da disponibilidade na hora da compra (Normalmente utilizado em hotéis salas ou lugares de avião).
- Mercado em Tempo
Real :
O preço é estabelecido dinamicamente com base na oferta e demanda.
- Leilões :
O preço
comprado é determinado pelo resultado de lances num sistema de leilão.
Conteúdo muito bom. Parabéns pela síntese
ResponderExcluirbons exemplos
ResponderExcluirEm primeiro lugar uma boa noite, dizer que ser empreedidor não é tarefa fácil...
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