Meu Primeiro Modelo de Negocios (Canvas)


Meu primeiro Modelo de Negocio.

A continuação vamos a fazer nosso primer modelo de negocio ou modelo Canvas, bem pratico com perguntas simples e rápidas sem aprofundar muito em cada bloco, lembre basicamente devemos ter claro, qual é nosso negocio, parece obvio dizer isso mas é preciso saber realmente qual é o coração de nosso negocio para saber onde focar colocando nosso maior esforço. É normal quando empreendemos ter mais de uma ideia o fazer vários modelos Canvas, faça todo eles e veja em qual realmente deve dedicar-se.

             1)      Imprima o Modelo Canvas.
No mínimo em tamanho A3 e imprima mais de um modelo. As maioria das impressoras tem a opção imprimir como pôster. Clique aqui para baixar ou veja a pagina de Downloads.


2)     Imprima os Nove Blocos.
Tamanho A4 isto ajudara a familiarizar-se visualmenteClique aqui para baixar ou veja a pagina de Downloads.

       
       3)       Compre POST-IT.
                                       O Modelo tem que ser flexível, pratico e visual. Veja a diferencia visual entre dois modelos canvas feitos com e sem post-it, por isso tem que ser feito com Post-it.


      4)       Perguntas.
                            As respostas devem ser breves, que somente referenciem a ideia. O segredo aqui é simplificar, simplificar e simplificar o máximo que seja possível.
      I)  Segmento de Clientes.
      Para quem criamos valor?
      Quais são nossos clientes mais importantes?
II) Proposta de Valor.
      Que valor proporcionou a nossos clientes?
      Que problemas de nossos clientes estão solucionados? 
III)  Canais (Distribuição e Comunicação).
      Que meios preferem utilizar nosso segmento de mercado? (ExLoja física, Virtual)
      Como estabelecer contato com os clientes?
IV)   Relacionamento com clientes.
      Que tipo de relacionamento que cada segmento de cliente
      espera ter para estabelecer e manter sua preferencia?
V)  Receitas.
      Porque valor os nossos clientes realmente estão dispostos a pagar?
      Como gostariam de pagar?
VI) Recursos Chave.
      Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são essenciais?
      Coisas Imprescindíveis?
VII) Atividades Chave.
      O que devemos Saber e fazer?
VIII) Parcerias Chave.
      Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais?
IX)   Custos.
      Quais são os custos mais importantes do modelo de negocio (Recursos e Atividades chaves).

5)       Analice, Escolha, Descarte e Vincule.
                            Imagino que tem vários modelos com varias ideias que gostaria dedicar-se, escolha a ideia fundamental, descarte ou guarde na gaveta aquilo que não possa vincular neste momento ao negocio principal e instale num lugar visível o modelo canvas.

       Considerações finais.
                            O modelo Canvas é muito mais complexo que o apresentado, o foco aqui é começar o mais rapidamente a trabalhar na validação da ideia ou seja colocar em pratica, trabalhar em nosso produto e conquistar nossos primeiros clientes. Não importa que não esteja todo pronto como desejamos, cenários perfeitos não existem, ate as grandes marcas lançam seus produtos com problemas de todo tipo, assim que não se preocupe se falta uma pratilheira, o programa esta com um bug, ou algo assim, abra as portas e mostre a ideia ao seu cliente, valide a sua ideia. A medida que ira avançando, mais ideias apareceram, adicione estas ideias ao modelo canvas.
                            Quando começamos em nossas mentes temos a solução para nossos clientes e todo funciona perfeito, mas na pratica, a realidade é muito diferente, ela faz com que tenhamos mudar nossa visão, por isso não tenha medo de errar e aceitar o erro, volte para seu desenho canvas e mude quando for necessário. 
                             Importantíssimo acredite em Você e na sua ideia, a maioria das pessoas e ainda as mais queridas, muitas vezes criticam de forma negativa nosso projeto, mas não leve em consideração, seja persistente, um psicologo diz que normalmente essas personas criticam com a intenção de proteger ao individuo de um possível fracasso.

"Tudo o que o homem realiza e tudo o que não consegue realizar, é o resultado direto de seus próprios pensamentos." James Allen


Mais Informação Sobre cada Bloco (Clique no Nome).

12 comentários:

  1. Software "Estratégia" para gerir o Business Model Canvas, o valor de curva, os mapas de empatia e muito mais.
    E 'pode ser acessado a partir do site para uma demonstração em vídeo, ou através do seguinte link YouTube https://www.youtube.com/watch?v=NOgGke30sa8&feature=player_detailpage

    Visite o site:
    www.strategybusinessmodel.com

    ResponderExcluir
  2. Estava justamente procurando um modelo como este para baixar,muito obrigada por me ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Kaluanâ Brasil nos comentarios acima já disse tudo, realmente muito obrigado, vai me ajudar muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel,
    Para quem usa o Business Model Canvas, tenho um produto bem legal!

    http://www.thinkvinil.com/#!landing-page-2/c1wdo

    Obrigada.

    Samira Penteado

    ResponderExcluir
  5. Olá! Também faço uso de metodologias e para melhor desenvolvimento de minhas atividades, desenvolvi uma adaptação da gestão visual para o segmento de visão da industria.

    INDUSTRY MODEL CANVAS

    O Industry Model Canvas é uma proposta de metodologia para análise visual aplicável ao segmento industrial seguindo o modelo de identificação visual informacional da produção e tem como finalidade auxiliar os usuários no processo de análise e tomada de decisão. É importante ressaltar que o quadro apresentado nesta metodologia é situacional, deste modo, sempre deve ser atualizado regularmente, preferencialmente com o controle do histórico de cada segmento, garantindo maior assertividade das informações, e, caso necessário, deve-se fazer o incremento de demonstrativos de apoio que serão tratados no tópico documentos complementares.

    A metodologia que segue está dividida em cinco blocos, são eles: orientação estratégia que refere-se a visão da empresa e seu posicionamento no mercado levando em consideração as metas da empresa, visão de mercado, estratégias e responsabilidade social. O segundo bloco retrata o diferencial competitivo da empresa e de seus produtos, relacionando os segmentos: singularidade como o valor agregado da empresa e, design & inovação que identifica os aspectos inerentes a pesquisa e inovação dos itens produzidos pela mesma. O terceiro bloco denominado como processos internos visa identificar os procedimentos e como está desempenho do estoque, gestão da manutenção, gestão de pedidos e tarefas assim como do procedimento de distribuição executado. O quarto bloco visa identificar os envolvidos no processo, sejam eles stakeholders, equipe ou parceiros e como se dá o processo de relacionamento com o cliente. O quinto bloco atua no sentido de identificar a vitalidade da empresa sob a ótica da produtividade, rentabilidade, demanda e contratos ativos.

    *A ferramenta Industry Model Canvas segue a proposta de gestão visual anteriormente apresentada por inúmeras ferramentas, dentre elas: Kanban, A3, Scrum, BMC, PM Canvas, etc.

    industrymodelcanvas

    ResponderExcluir
  6. Texto show, ajudou muito a preencher cada item. Explicação dos tópicos muito bem elaborados. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. How can I make the other side of this html5 canvas diamond?
    html canvas

    ResponderExcluir
  8. Para quem quiser ver mais exemplos de modelo canvas, sugiro esse site aqui: https://analistamodelosdenegocios.com.br

    ResponderExcluir
  9. I have now realized that you can begin any type of business as long as you have the passion and dedication to do so. This is such a great and nice post, a page that i can say that was very informative and helpful. We offer quality Writing Content for a Marketing firm, and we can also include your firm to or list of many people that we have assisted. Give us the chance and you will never regret.

    ResponderExcluir